segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bon Odori

No último sábado (08/08/2009), aconteceu no Templo Budista Honpa Hongwanji de Marília a festa do Bon Odori.












A história do Bon Odori

Conta-se que um dos dez discípulos diretos do mestre Buda Shakyamuni chamado Mokuren tornou-se capaz de ver qualquer recanto do mundo, e depois de muitas buscas deparou-se com sua mãe sofrendo no mundo das trevas. Depois de muita investigação, Mokuren viu que o sofrimento era provocado pela fome, então com uma força de inspiração extraordinária desceu até aquele mundo e levou alimentos para sanar a necessidade da mãe.

Entretanto, o alimento não conseguia ser ingerido pela mulher, ainda presa aos apegos e caprichos da vida terrena. Não sabendo mais que procedimento adotar, o filho procurou a ajuda do mestre. Uma vez conhecendo o problema de Mokuren, Buda realizou uma cerimônia com todos os monges do templo montando uma mesa repleta de alimentos que foi oferecida aos espíritos sofredores, com o propósito de aplacar seu sofrimento.

Com esta intenção a mãe de Mokuren juntamente com todos os outros que sofriam conseguiu alimentar-se e compartilhar do banquete oferecido, e então foi salva renascendo no mundo da paz.

Feliz, Mokuren iniciou a dança que se transformaria no que hoje é conhecida como Bon Odori. Expressando alegria e paz, os monges que estavam presentes saíram dançando alegres atrás de Mokuren, formando uma grande roda, simbolizando o círculo da felicidade.

Assim surgiu o Bon Odori, como a dança que faz a homenagem ao espírito das pessoas que na morte, buscam o triunfo no mundo da paz.

O Bon Odori – festival de dança, música e culinária japonesa – é uma das mais belas festividades da milenar cultura japonesa no qual são reverenciados os antepassados, tanto na parte religiosa/espiritual (bon) quando na parte festiva (odori).

Fonte: www.bonodori.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário